Terapia Esportiva e Desportiva

Massagem Esportiva

A massagem esportiva vem sendo cada vez mais reconhecida como uma importante modalidade terapêutica, à medida que um número cada vez maior de pessoas de todas as idades se envolve na prática dos esportes.

Objetivos da Massagem Esportiva

  • Preparar músculos e tendões para atividade;

  • Prevenir as lesões de treinamento;

  • Reduzir os espasmos musculares para a promoção da restauração do funcionamento muscular normal;

  • Ajudar a prevenir lesões musculares e tendinosas;

  • Promover a cura de lesões muito prolongadas (rompe aderências para a restauração da mobilidade);

  • Incentivar uma atitude mental relaxada;

  • Aumentar a confiança;

  • Melhorar a consistência do treinamento;

  • Capacitar o atleta a permanecer no seu esporte por mais tempo.

 

As técnicas da massagem esportiva não são diferentes das usadas para outras aplicações. A escolha da técnica mais eficaz depende da experiência e prática. A massagem será aplicada mais adequadamente como parte integrante de um programa terapêutico completo. As áreas a serem massageadas irão de acordo com quais músculos serão mais solicitados na prática esportiva.

Massagem pré-evento

Para a promoção da velocidade, força e resistência, e para evitar lesões, é razoável o uso da massagem para:

  • Romper aderências;

  • Aumentar a nutrição celular;

  • Aumentar a circulação;

  • Favorecer a contração muscular.

As duas artérias (meridianos impares) são:

  • O Vaso-Concepção, na parte anterior do corpo.

  • E o Vaso-Governador, na parte posterior do corpo.

A duração ideal para a aplicação da massagem é de 20 a 30 minutos antes do aquecimento. A massagem não deve, em si, aumentar a temperatura central do corpo; entretanto, deve aquecer as partes do corpo que irão se beneficiar mais com o aquecimento e alongamento específico subsequentes.

As técnicas de massagem visam excitar músculos e tendões. São utilizadas técnicas de amassamento, fricção, percussão e agitação. O alisamento pode ser feito com gel canforado e os movimentos mais rápidos.

Massagem pós-evento

O alongamento, o lento alisamento dos tecidos moles e o amassamento dos músculos são dois movimentos amplamente utilizados. Essas técnicas são aplicadas para aumentar o relaxamento, tanto em sessões de treinamento como no dia de um evento. As técnicas de massagem têm uma possibilidade duas a três vezes maiores que o repouso, para a promoção da recuperação física.

Alongamento Muscular

O alongamento muscular permite modificar o comprimento do músculo com o objetivo de prevenir dores musculares e preparar a musculatura para as atividades diárias.

Quando realizar o alongamento?
Antes e depois de qualquer atividade física.

Como deve ser realizado o alongamento?
Mantendo cada membro em uma mesma posição durante 15 segundos com 3 repetições.

Quais os efeitos do alongamento?
Quanto maior o comprimento do músculo, maior será a capacidade de produzir tensão até um determinado limite, além de conseguir o máximo ganho de energia mecânica.

O que fazer para que o alongamento ocorra de maneira correta?

  • Respirar normalmente durante os movimentos;

  • Manter a postura correta;

  • Respeitar os limites;

  • Alongar diante de um espelho ou de outra pessoa que conheça as técnicas;

  • Realizar os movimentos lentamente.

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