Terapia Infantil

Massagem infantil o que é?

 

Shantala é uma massagem para bebês. Seu autor foi o renomado médico obstetra francês o Dr. Frédérick Laboyer que, durante suas caminhadas pelas ruas de Calcutá, na Índia, observou uma hindu de nome Shantala massageando o seu filho.

O médico vendo tal fato ficou extasiado com os movimentos e a troca entre mãe e filho que ali existia.

A partir dessas observações, Laboyer instituiu essa massagem de Shantala em homenagem à hindu e transformou essa experiência em um livro traduzido para o português em 1976.

Uma frase muito famosa de Laboyer:

“...Ser levados, embalados, acariciados, pegos, massageados, constitui para os bebês, alimentos tão indispensáveis, senão mais, que as vitaminas, sais minerais e as proteínas”.

As técnicas aplicadas nessa massagem são as mesmas redigidas pelo Dr. Laboyer. Ensinamos as técnicas aos pais para que tenham este profundo contato com seus filhos!

 

Os efeitos diretos desta massagem em seu bebê.

Liberação de endorfinas – Hormônios, que reforçam a sensação de prazer, relaxamento, aumento da autoestima e diminuição de possíveis dores.

Reforço do sistema imunológico – Aumento do número de plaquetas, células brancas, vermelhas e hemoglobinas (anticorpos), aumentando a resistência corporal visando à saúde em geral da criança.

Ativação do sistema circulatório e digestivo – Ativa a circulação sanguínea dilatando os vasos periféricos, promovendo o relaxamento muscular, aumento dos movimentos do intestino e consequentemente o alívio de cólicas, acelerando o metabolismo da criança.

Benefícios no sistema respiratório – A mesma técnica aumenta a capacidade respiratória através da expansão da caixa torácica.

 

Outros benefícios diretos são

Ginastica passiva das articulações e músculos;
- Melhora o sono;
- Alivia a congestão nasal;
- Rápido ganho de peso.

 

Os benefícios emocionais, quais são?
A massagem na criança é uma forma de proporcionar experiências relaxantes.
Maior capacidade de resistência ao estresse.
Mostram mais confiança em si mesmo e ao seu redor.
As crianças que recebem a massagem têm uma relação mais íntima com os pais.
Qual o melhor ambiente para esta massagem?

O local para a realização da massagem deve ser calmo, aquecido e, de preferência, sem corrente de “ar”. Criar um ambiente agradável possibilita o relaxamento tanto de criança, quanto da pessoa que vai aplicar a massagem. É interessante não conversar durante a massagem, pois auxilia na concentração e aprende-se uma nova possibilidade de comunicação (com os olhos e com as mãos).

Podem ser utilizadas músicas apropriadas com um ritmo que combine com a massagem. deve-se evitar macas e trocadores altos, pois o bebê pode rolar com muita facilidade.

 

Contra-indicações na massagem infantil, quais são?

Nunca devemos massagear a criança contra a vontade dela. A não aceitação do bebê em ser tocado, deve ser considerada como falta de costume em receber aquele toque, se o bebê começar a chorar tente em outra oportunidade. Mude as estratégias.

Não devemos massagear o bebê quando o mesmo estiver com febre, diarreias ou erupções e ulceras na pele.

Se o bebê tiver sido vacinado, é prudente esperar um tempo (24 a 72 horas), verificar qual foi o efeito da vacina e evitar o local onde a vacina foi ministrada.

A pessoa que vai aplicar a Shantala também deve estar relaxada para passar tranquilidade e segurança. Se a mãe esta tensa ou deprimida, recomenda-se que não realize a massagem no bebê, ou então, faça um relaxamento e algumas respirações profundas previamente. 

 

Porque massagear a criança?

O contato e o carinho transmitido pelos pais sempre tem um significado imenso para as crianças em geral, ajudando-as no seu desenvolvimento e a viverem melhor. A massagem é um recurso de imensa riqueza para conservar a saúde da criança e o seu bem estar em vários níveis.

Segundo Dra. Vimala Schneider Mcclure, fundadora da Associação Internacional de Massagem Infantil: "...as massagens proporcionam um alicerce para a harmonia física, emocional e espiritual, que todos nós carregamos para o resto de nossas vidas".

A arte delicada da massagem infantil tem sido parte das tradições de cuidados com os bebês, passadas de pais para filhos ao longo de diversas gerações.

A finalidade principal desta massagem é desenvolver a interação mãe e filho, pai e filho. Assim ela pode e deve ser aplicada por qualquer mãe, pai, ou pessoa próxima do bebê, pois o toque carinhoso é capaz de romper cadeias de tensões e bloqueios, fortificando a criança e prevenindo muitos problemas futuros.

AGENDE SUA CONSULTA

(41)98902-4409

© 2007-2019 por Meu Fluir Terapias Avançadas Ltda. - EPP  CNPJ 08.782.122/0001-99

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Todos os direitos reservados.